03 dezembro, 2011

T.P.E. BDSM (Total Troca de Poder)



   Total Power Exchange = T.P.E. (Total Troca de Poder ou Absolute Power Exchange = A.P.E. (Troca Absoluta de Poder); (Troca de Poder ou Troca Erótica de Poder) BDSM; consiste em passar todo poder e responsabilidade ao Top na totalidade da relação ou em um ou vários aspectos da relação, quando o botton abre mão da negociação antecipada e da safeword, dando poder ‘absoluto’ ao Top.
   A troca pode ser aplicada apenas em sessões, no aspecto financeiro ou na totalidade da relação.   Isto pode ser espontâneo ou formal, onde são feitas “cerimônias” de encoleiramento com a presença de testemunhas.   Claro que isto não tem valor jurídico, mas é levado a sério pelos praticantes.
   Um botton pode desejar conscientemente abrir mão de sua autonomia não somente em cenas (abrindo mão da palavra de segurança = Safeword), mas também na totalidade da sua vida.
   A troca de poder dentro do BDSM, assim como fora dele, começa geralmente de forma suave, ocorre que dentro do BDSM há a consciência e o consentimento da troca, entretanto no ambiente de trabalho ou familiar isto acontece quase sempre inconscientemente, por necessidade ou hierarquia natural (Patrões/empregados; Pais/filhos...).
   Basicamente a troca de poder BDSM acontece momentaneamente, onde o botton trata formalmente o Top de Senhor (a), Mestre (a), Dono (a) numa cena de D/s (Dominação/submissão) física ou psicológica, no entanto essa troca é limitada pelo código ou palavra de segurança, mas quando ocorre à entrega do direito de usar este código e o direito a negociação, caracteriza-se a T.P.E. formal.
   A Safeword caracteriza o fim da cena, não se trata de parar a prática e passar para outra, mas o encerramento de tudo para saber o que não deu certo, mas isto é outro assunto.
   Eu não diria que é algo que se faça em curto prazo; e, que é mais comum em relações 24/7, onde há o desejo de um (botton) de entregar toda responsabilidade e direitos em todos os aspectos da vida nas mãos do outro (Top).   Numa comparação rústica, os casamentos dos nossos bisavôs geralmente eram assim, só que inconscientemente, onde o “Chefe da casa” era o único provedor e quem mandava na família de forma rígida, sendo obedecido pela esposa e filhos sem direito a argumentação.   Alguns contratos de trabalho também têm limites de negociação bastante estreitos, como o regime militar, por exemplo.
   Quando a troca de poder é muito intensa é chamada de Total Power Exchange (Troca de Poder Total), muito embora na prática isto seja quase impossível, depende da interpretação de cada pessoa.   Penso que é difícil ter controle total da vida de alguém, principalmente na vida moderna, sem que isto afete a família e a sociedade onde vivem, o que leva o T.P.E. a ser desacreditado por muitos.
   Teoricamente o Dominante já tem ‘total controle’ sobre o dominado dentro de tudo o que é possível ter, visto que escravos tem tarefas a cumprir que podem ser simples ou extremas; num aspecto só da relação ou no todo.   Depende de muitos fatores, no que torno a dizer que para gerir todos os aspectos da vida do botton é muito mais provável que seja uma relação 24/7 (24 horas / 7 dias por semana), onde um se considera o Proprietário e o outro propriedade absoluta.
   Eu acredito que este tipo de entrega, se é que se deseja mesmo fazê-la, deve ser depois de muito tempo de relação, depois de se adquirir muita confiança no Top, observar que Ele por si só é consciente do São e Seguro, que se preocupa com a integridade física e psicolófica de sua posse, como alguém que se preocupa em zelar tudo o que lhe ‘pertence’.    A relação de D/s prolongada tende a criar um vínculo muito intenso de dependencia emocional, dentro do aspecto da T.P.E. isto é muito mais fácil de acontecer, mas ninguém garante como será o futuro e a dependencia absoluta em todos os aspectos, inclusive o financeiro, pode deixar o botton totalmente sem norte se a relação termina de uma hora para outra, por isto passa a ser de responsabilidade do Top se preocupar com este aspecto, cuidar da desconstrução da relação de modo suave e responsável.    Mas será que o Top fará isto?

   Sem conhecimento mais profundo deste assunto, todo comentário que puder acrescentar algo ao que eu disse será muito bem vindo, afim de que as pessoas possam trocar informações sobre T.P.E. e BDSM.

Dorei Fobofílica.

11 comentários:

{sub-mara}LORD DEIMOS disse...

Vivo uma relação exatamente assim, eu abri mão de qualquer safe ou direito de impor limites, eu particularmente acredito que esta é a única forma de se entregar realmente de verdade...
Meu tesão no SM está nesta troca de poderes, no me sentir propriedade de verdade...
Mas claro isto só é possível tendo como alicerce da relação a confiança e a cumplicidade...
Não uso safe, recentemente Dono até me deu uma, a qual eu fiz questão de esquecer, meus limites ELE como Dono que deve conhecer...
Pra mim isto é entrega verdadeira.

beijos e bom final de semana.

{princess kitty}龍戦士 disse...

Oi minha amadissima!!!

Nossa, esse assunto já foi tema de horas e horas de conversas entre eu e meu Dono, sobre conceitos, modos de se ver, etc.Ele ate tinha um plano de fazer um post sobre isso alguma hora tbm.

Eu acho que TPE mesmo é muito mais abrangente que apenas sessões sem safe, mas como você disse é uma forma de se viver isso sim. Eu por exemplo nunca tive safe, porque preciso acreditar que estou completamente sob o poder do outro, senão não funciono (e ainda assim, as vezes travo hahaha, mas isso foi uma inciativa minha de não ter safe e só é possível por eu ter plena confiança e conhecer MUITO o jeito do meu Dono, que é uma pessoa absolutamente calma,centrada,etc. (olha eu fazendo propaganda rsrs).

Enfim, acho super válido você ter aberto espaço para a discussão desse tema, que com certeza precisa ser discutido e explorado até para cada um formar sua própria opinião para esse assunto. Vou comentar com meu Dono desse post e tenho certeza que assim que Ele tiver um tempinho ( final de ano corrido :P) irá querer vir aqui ler e comentar tbm.

Excelente post minha linda!

Miaubeijos com carinho =^.^=

Kid Flash disse...

Ahhhhhhhhhhhh Mais uma coisa deplorável dentro do BDSM. Isso virou uma piáda... fala sério. Se o ser-humano não tem autonomia, ele é um brinquedo sujeito a tudo. Sou totalmente contra isso. Talvez isso esteja impregnado no ser feminino desde as eras imemoriais, tipo como que genético, sei lá. Mas eu como Leonino nunca me entregaria desta forma. É sub-humano.

Beijos do Kid Flash.

Swingers Veronika e Cláudio disse...

Minha linda! Ontem vim aqui umas três vezes, mas sempre precisei sair de maneira meio urgente. Sobre o post, o li todo, somente para aprender com você mais um pouquinho. E, diferentemente das outras vezes, não vou dar pitaco, porque acho que somente quando se vive essa experiência, quando se faz parte desse mundo é que se é capaz de opinar.
Mas vim aqui porque li que era seu aniversário ontem e peço que me desculpe por não ter conseguido postar. Mas o que vim desejar é o que espero que você tenha todos os dias de sua vida, não somente em um dia especial. Desejo a você, minha linda, muita paz, amor, saúde, prosperidade, $$$ (sempre bom, né? rs), sementes perfeitas para dar bons frutos e uma sábia colheita para eles. Desejo que você continue sua árdua batalha aqui, sempre com inspiração para poder ajudar outras pessoas. E que a felicidade seja uma constante em sua vida. Parabéns, querida amiga! Sempre!!!
Beijos, beijos, beijos! E como eu gostaria de poder abraçá-la agora!

{princess kitty}龍戦士 disse...

Minha amadinha!

Assim como a Vero não consegui vir ontem, meu speddy anda uma "beleza", nem o msn funciona mais aqui :P rsrs

Mas mesmo atrasadinha vim te deixar um mega beijo de Feliz Aniversário e te desejar muitas alegrias e sonhos realizados!

Seja cada vez mais feliz, seja cada vez mais você com essa personalidade e jeito que encantam a todos e que você tenha muitas realizações em todos aspectos da sua vida, como mãe, mulher, sub e profissional.

Muitos e muitos miaubeijos estalados de aniversário =^.^=

Deh... disse...

Menina.. eu estava vendo aqui, vc tem 7 blog's?? Como vc da conta de tudo isso??...rsrs.
Vim te deixar um carinho, desejar uma noite bem gostosa pra vc e que sua semana seja iluminada. Depois volto com mais tempo para ler esse post, que ainda nao li.

Bjsss carinhosos em ti

{princess kitty}龍戦士 disse...

Olha eu aqui outra vez rsrs

Voltei rapidinho minha querida, obrigada pelo carinho, viu? E aquilo que me perguntou ainda não passou não, é dia 8 (finalmente espero sair do meu inferno astral hahaha)

Zilhões de miaubeijos com carinho =^.^=

Marcelle Silva disse...

Dorei, amei o post, li com atenção e que bom que o li hoje, porque amanhã será a apresentação daquele meu artigo que te enviei, e pro seu Dono. Me parece sere um assunto que rende muita discussão, dentro e fora do BDSM, e isso é muito bom, muito interessante. Pra variar, me encanto mais ainda com teu blog, teus textos, com o quanto vc é uma querida, e nem tive tempo de agradecer a vcs dois, pela atenção e o carinho.

Beeeeeijos pra vc!

Ah, e ameeei demais o cabeçalho do blog!!!

龍戦士 disse...

Olá minha cara!

Ótimo post, e um assunto muito interessante, como minha gatinha comentou, eu também estava com planos de escrever sobre o tema, TPE é algo pouco falado aqui no Brasil.
Eu sinceramente, não acho utópico a existência de uma TPE verdadeira, porém é muito raro, existem fatores e circunstâncias necessárias para isso, é bem complicado, mas pode-se sim chegar a um nível no qual o(a) submisso(a) abre mão totalmente do controle e decisões.
Não querendo entrar em uma discussão sócio-econômica, mas em nosso país, isso se torna praticamente impossível, por vários fatores, porém em outros isso existe e é até "comum" dentro da comunidade, existindo subs vivendo sob a supervisão total de seu(s) dominate(s), desde o que vestir até o que fazer. Passam o dia encoleirados, dentro de casa, fazendo tarefas domésticas, cuidando da vida do(s) Dono(s).
Isso ocorre também, pois lá fora, os lifestylers são muito mais comuns que por aqui, é mais fácil (por assim dizer) viver uma vida integral BDSM.

Enfim... essa é discussão que vai longe, BDSM em grande parte é relativo, depende do referencial, das experiências etc.

Saudações a você e seu Dono,
龍戦士

{Esther}--DC disse...

Ei flor, só estou passando para lhe desejar um ótimo fim de semana.... beijos!!!!!!

{Mansinho}_da Loirinha disse...

.....AAAAA GRAAAAAANDE {Dorei}_Hipérion NOSSA AMIGA.... COMO NOSSO AMIGO 龍戦士 BEM DISSE É ALGO MUITO POUCO FALADO MAS... SABE... SE MINHA DONA LOIRINHA QUISER ELA PODE TUDO RSRSRS... VC JÁ PERCEBEU QUE EU FAÇO TUUUUUUDO POR ELA RSRS.... MAS ELA É... "LIGHT" RSRS.... E QUE INTERESSANTÍSSIMO SABER QUE ELA SE PARECE COM SEU SR.....

SÃO 2 COISAS MEGA ESSENCIAIS EM MINHA VIDA SEXUAL: BDSM E MÉNAGE!!!! QUE INTERESSANTE SABER DO SEU DESEJO PELO MÉNAGE FEMININO JUNTO COM SEU SR. ...TORÇO (JÁ ANSIOSO) PARA LER UM DIA UM DELICIOSO RELATO DE VCS....

BJS TRIPLOS E UMA MARAVILHOSA SEMANA P/ TI ...INTÉ....

Seguidores

AVISO:

As imagens contidas neste blog foram tiradas de sites de busca, estando disponíveis livremente na rede, sem fazer referencia aos autores. Entretamto sem o intuito de usar material de terceiros indevidamente, digo que, caso voce seja autor de alguma delas e deseje que a retire, deixe um comentário e a retirarei ou colocarei os devidos créditos se for da tua vontade.

Atenciosamente;
Dorei Fobofílica.

Leio e Indico