VISITE brinquedos diversos

02 outubro, 2011

Paganismo e BDSM




   Em um agradável contato por comentário em meu blog, a Dorei Fobofilica idealizou:

"[...] meu blog é dirigido única e exclusivamente para textos BDSM, não falo nele apenas do que gosto, falo de tudo o que seja relacionado ao BDSM de uma ou outra forma, mas confesso, não saco nada de paganismo e embora saiba que alguns o ligam ao BDSM, não sei como isto procede, por isto não sei ainda como falar, teria que fazer o que sempre faço, pesquisar, porém se voce tiver um bom texto, que seja imparcial e que fale de paganismo da forma como eu proponho, ou seja, ligado ao BDSM [...]"

Como bom pagão e interessado no real e efetivo Direito à Liberdade Erótico-Afetiva da Humanidade, logo imaginei de que forma eu poderia realizar este desafio.
Através do oráculo virtual [Google] encontrei este trecho no [Wikipédia]:
"As origens históricas do BDSM são obscuras. Durante o século 9 AC, flagelações rituais eram feitas em Artemis Orthia, uma das áreas religiosas mais importantes da antiga Esparta, onde o culto de Orthia, uma religião pré-olímpica, era praticada. Aqui a flagelação ritual chamada de diamastigosis acontecia regularmente. Uma das provas gráficas mais antigas das atividades sadomasoquistas é encontrada em um antigo cemitério Etrusco em Tarquinia. Dentro da Tomba della Fustigazione, no fim do século 6 AC, dois homens são retratados flagelando uma mulher com uma vara e uma mão durante uma situação erótica. Outra referência relacionada à flagelação é encontrada no 6º livro das Sátiras do antigo poeta romano Juvenal (século 1ª e 2º DC), referências podem ser encontradas mais tarde no Satiricon de Petronius onde um delinqüente é chicoteado para excitação sexual. Narrativas anedóticas relatam a humanos que voluntariamente são amarrados, flagelados ou chicoteados como uma substituição do sexo como parte das preliminares remontando ao 3º e 4º século.”
Não deve ser novidade aos meus diletos e eventuais leitores a tônica dos meus textos: todo que temos e somos devemos às civilizações da Idade Antiga. Nós colocamos um tempero mais tecnológico, mas a raiz, a fonte, continua sendo as antigas civilizações.
Uma coisa é saber as possíveis origens do BDSM e seu "vinculo" com o Paganismo, mas não custa lembrar que o termo "Paganismo" foi uma forma chula da Igreja e dos Cristãos xingar as religiões antigas.
Eu devo ressaltar que precisamos ir mais devagar com o andor. Há uma tênue diferença entre o que se entende por BDSM nos dias de hoje e os diversos jogos eróticos e as práticas espirituais ou cerimoniais dos antigos.
Devemos separar pelas intenções, pelos motivos e pela importância. As práticas antigas que são interpretadas como sendo semelhantes às atuais práticas de BDSM ora eram acessórias, ora eram principais; ora eram com intenção espiritual, ora era com intenção erótica. No tempo antigo, um servo era realmente um servo, não alguém que voluntariamente se dispunha a fazer tal papel, com regras bem definidas.
A inserção do prazer, do desejo e do sexo como partes integrantes, fundamentais e esperadas de uma doutrina religiosa apareceu junto com o romantismo e o movimento de reconstrucionismo da Idade Moderna que deram forma ao Neopaganismo, ou Paganismo Moderno, um rótulo que eu uso e acho mais apropriado.
Nas muitas formas do Neopaganismo [ou Paganismo Moderno], eu reconheço que apenas a Wicca [ao menos a tradicional] existe tal inserção e preocupação de forma explícita, seja na forma da organização dos grupos [covines], seja nas ferramentas, seja na liturgia.
Por exemplo:
Dominatrix: a alta sacerdotisa tem um papel semelhante ao da dominatrix.
Bondage: ao entrar no círculo pela primeira vez, o neófito será ritualisticamente amarrado e vendado.
Sado-masoquismo: o açoite está entre as ferramentas usadas no círculo wiccano e não é apenas para mera decoração, ele será ativamente usado nas cerimônias de iniciação.
X-rated: ainda é foco de polêmica e até mesmo de confusão, entre neopagãos, bruxos e wiccanos, mas em alguns círculos tradicionais, há a realização do Grande Ritual real entre a alta sacerdotisa e o alto sacerdote.
Diversidade: as religiões neopagãs são bem diversificadas em termos de gêneros, de preferências sexuais, de papéis sexuais, de formas de relacionamentos e até de práticas inconvencionais para comungar com o divino. Trangênero, poliamor, sado-masoquismo, bondage, dominação, shibari, tantra...todas as formas de amor e prazer são os rituais da Deusa, nós dizemos. Em um mundo ainda oprimido e reprimido sexualmente, nós devemos todos ser vistos como um culto satânico de promíscuos filhos do Tinhoso. Nós apenas estamos trazendo ao mundo uma luta pela liberdade e direitos na única área humana em que ainda estamos estagnados, que é nossa vida erótico-afetiva e reprodutiva.
Este é um aporte pessoal, portanto eu peço aos meus diletos e eventuais leitores que não generalizem nem se escandalizem com estas opiniões.

    Em um comentário aqui em meu blog, o amigo Beto, sugeriu que eu falasse de paganismo, mas eu não entendo muito do assunto e o convidei ou (desafiei, como ele disse), a escrever para eu publicar dando-lhe os devidos créditos, mas ele me surpreendeu não só com a rapidez de resposta, mas também pelo teor do texto que eu simplesmente ADOREI!!!

   Beto, muito grata por sua participação!!!

20 comentários:

LEO disse...

Boa semana pra vc!
Bjsss molhados
LEO

Eu que não me sento
No trono de um apartamento, com a boca escancarada
Cheia de dentes (na frente do meu Lap)
Esperando a morte dos blogues chegar...
E você???
OPINE no
seximaginarium.blogspot.com

Milla de Morpheus disse...

Aaaaahhh! Pensei que fosse final de férias, Dorei... Já fiquei toda feliz... Ótimo texto.
o conhecimento "empodera" mesmo né?
Excelente abordagem,. Penso que o patriarcado e sua ideologia religiosa precisa ser compreendido mesmo. Assim como o fato de que a essencia humana, sua busca pelo prazer, seja em qual sentido for, sempre vai existir. Assim como os julgamentos e preconceitos.


Olha, eu desejo que voce descanse mesmo
e que descansando reveja.
E que revendo compreenda
e compreendendo volte...
Que sua volta seja assim: uma novidade, uma grande surpresa, uma felicidade...

beijo carinhoso!!!

sabe onde me achar.

Milla de Morpheus

Darukian, O Ceifador de Orgasmos disse...

Belo texto...o poeta exótico não sabia dessa (eu não conto essas coisas pra ele).

Boa ida, bandida. Volte sempre. Passe nas sombras.

SexyButterfly disse...

Interesantíssimo, Dorei!

beijos da Borboletinha

Desejos e Fantasias de Casal disse...

Super interessante...



beijos


Cris e Junior
http://desejosefantasiasdecasal.blogspot.com/

Cabrito Lunático disse...

Querida Dorei, visitar seu canto é um tesão, sempre com postagens esclarecedoras.
bj gde

LOIRINHA KSADA... disse...

Querida eu também ainda não consegui retornar á normalidade..rs mas qdo consigo um tempinho , passo na casa de um, ou de outro.E não poderia deixar de ler e comentar sobre um assunto que tanto gosto... È ..digamos que esta Loirinha tem muita afinidade com o assunto..rsrs COMO SEMPRE ARRASOU AMIGA .E ao Beto honrosas saudações de Avalon pelo texto.. rsrs Parabéns bjs bjs bjs

Deh... disse...

Querida Dorei, estou passando rapidinho pra te deixar um beijo bem gostoso

Linda noite pra ti

Conde Vlad disse...

Interessante a matéria. Nunca havia ligado o Wiccanismo ao BDSM. Nunca busquei associação.

Talvez achasse mais lógica se fosse ao liberalísmo de forma geral como homossexualidade e tal, total entrega aos prazeres da carne, um lance mais pagão do que wicca.

Aquela coisa forte e profana e tal.

Mais foi interessante ler a matéria.

Beijos do Conde.

Milla de Morpheus disse...

Minha linda Dorei...
Temos tanto em comum.
Mas sou subjetiva demais. por isso as vezes nem comento direito como desejo. Affff!

Adorei sua visita. Quando quiser aparecer fique a vontade. millasolelua2011@hotmail.com

Cabrito Lunático disse...

Dorei, minha linda, o cabritinho tá querendo dançar flamengo ou na ponta dos meus afiados e finos cascos neste corpo gostoso e cheio de tesão, kkkk....

Bom fim de semana para vc.
bj gde

Cabrito Lunático disse...

Dorei, minha linda, o cabritinho tá querendo dançar flamengo ou na ponta dos meus afiados e finos cascos neste corpo gostoso e cheio de tesão, kkkk....

Bom fim de semana para vc.
bj gde

► JOTA ENE ◄ disse...

ººº
Então ... continuação de boas férias.

Beijos

Deh... disse...

Uma semana iluminada pra ti

Bjsss cheios de carinhos

Pétala disse...

flor tem um selinho para vc no meu blog

bj com aroma de jasmim

aldrey disse...

Tem presente pra vc lá no lesada selinho BDSM,bjs

LadySiri disse...

Dorei, muito interessante e esclarecedor seu testo. Mto bom!
Estou levando, com carinho, seu selinho comigo.
Boas férias.
Bjs

magnolia disse...

Muy interesante el texto, no tenía ni idea.
Que continues disfrutando de la feria querida Dorei.
Besitos muy dulces!

Nil Lima da Silva disse...

Oi Dorei, como vai garota?
Essas suas "férias" está cheia de pequenos retornos formidaveis.
Gostei muito do texto do seu amigo, pesquisa boa mesmo sobre paganismo e praticas "quentes"...mas como dizia meu professor de história do segundo grau a antiguidade nos deu tudo de bom e ruim...o que era ruim foi transformado pela igreja em normas e obrigações e o que era bom foi transformado em pecado...
Acho que ele tinha muita razão..srsrsr
Um abraço querida e tudo de bom.

{Esther}--DC disse...

Belo blog, tens mais uma seguidora. Parabéns. Beijos! Esther

AVISO:

As imagens contidas neste blog foram tiradas de sites de busca, estando disponíveis livremente na rede, sem fazer referencia aos autores. Entretamto sem o intuito de usar material de terceiros indevidamente, digo que, caso voce seja autor de alguma delas e deseje que a retire, deixe um comentário e a retirarei ou colocarei os devidos créditos se for da tua vontade.

Atenciosamente;
Dorei Fobofílica.

Seguidores

Leio e Indico

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...