Slides e Links de Todas as postagens

03 julho, 2011

KINBAKU - SHIBARI



    A quem diga que Shibari ou Kinbaku é o Bondade japonês, tem até mesmo os que pensam que Kinbaku é japonês e Shibari o Bondage americano, ledo engano.   Shibari (em japonês  しばり), óbviamente não poderia ter origem americana e Kinbaku (em japonês 緊縛), também não.   O Bondage tem origem na Santa Inquisição Católica, usando mordaças, vendas, algemas e toda sorte de instrumentos para tortura que não são originalmente usados no Shibari ou Kinbaku (ou Sokubaku).   O Shibari (que significa amarrar ou ligar com arte); teve origem, ascensão e declínio no Japão no período Edo (1603 – 1867), os Samurais (profissionais na arte do Shibari), ficaram legados a fazer belos embrulhos com sua arte, não tendo mais as suas habilidades consideradas relevantes, passaram a usá-las com suas parceiras como arte erótica (não para tortura, mas como ingrediente de estímulo sexual).   Com o passar do tempo Shibari ficou para designar principalmente a arte de fazer belos embrulhos e o erotismo denominado Kinbaku (que significa apertar), Kinbaku-bi (que significa apertar com harmonia) ou Sokubaku (atar com amor).
   No ocidente esta arte deixou de ser usada apenas com cordas feitas de cânhamo (corda de cânhamo em japones é Asanawa) e de tamanho padronizado entre 6m a 10m X 4mm a 6mm e passou a ser feito por bondagistas, que passaram a se utilizar de cordas de toda sorte de comprimentos, espessuras e materiais, agregando também diversos tipos de mordaças, vendas e outros acessórios, usando  inclusive faixas finas em lugar das cordas em alguns casos.  
O Shibari original era parte da arte samurai chamada Hojojutsu, era usado como tortura sim, mas apenas em tempos de guerra, e apenas pelo ato de manter por longo tempo o prisioneiro imobilizado, não da mesma forma como as torturas da Santa Inquisição e não para matar, pois para isto eles usavam a espada no Kendo ou Aido, duas artes também contidas no Hojojutsu.

   Esta arte tão bela pode ser feita em diversas posições, com a dorei (praticante passiva de shibari) deitada, sentada, em semi suspensão ou suspensa.   
                  


Algumas palavras úteis para praticantes desta arte:

Asanawa – Corda, usualmente feita de cânhamo ou de juta; são usados comprimentos em torno de 7,5 m dobrados ao meio unindo as duas pontas;

Aranawa – Corda feita de fibra de arroz (muito pouco usada);

Aomuke tsuri – Suspensão com a face voltada para cima;

Agura shibari – Amarração na qual a dorei fica em posição parecida com a de “lótus” da yoga, sentado com as pernas cruzadas; é uma posição severa e era usada como tortura no período Edo (Shogunato de Tokugawa de  1603 até 1867).

Bari – Algumas vezes a palavra Shibari é reduzida apenas para essa forma como em Ebi-bari;

Dorei - Serva ou escrava, praticante passiva de shibari, e é substituída (às vezes) pela palavra Jujun, para designar a submissa, mais especificamente  Nawajujun;

Ebi-shibari - Amarração conhecida como “camarão” onde o corpo é dobrado, com os tornozelos sendo amarrados próximo ao pescoço, com as pernas cruzadas. Uma amarração severa também e uma das mais tradicionais técnicas do Kinbaku;

Ebizeme – Uma das punições previstas para os criminosos ou inimigos do Estado no Shogunato de Togukawa em.

Gyaku ebi tsuri - É um gyaku ebi, mas agora com a dorei  suspensa em hotizontal;

             
Hashira Ushirodaki Shibari – Amarração da dorei em um mastro de bambu;

Hishi Shibari – Herdada diretamente do Hojojutsu, é uma amarração no corpo em forma de diamante;

Hojojutsu – A tradicional arte samurai de capturar e imobilizar inimigos;

Itsu jyu kohai - Amarração em cadeira;

Karada – Corpo, usada genericamente com as amarrações no torso ou que envolvem o corpo todo, uma espécie de “arreio” de cordas;

Kata ashi tsuri shibari – Estilos de semi-suspensão, onde uma das pernas fica suspensa, com a idéia de fazer o corpo ficar assimétrico;

Kikkou shibari – Este shibari tem esse nome (casco de tartaruga) porque a amarração fica com o desenho parecido quando finalizado no torso. Fica bem em doreis um pouco acima do peso e valoriza os seios;

Kinbaku – Amarrar com firmeza, a tradicional arte japonesa de amarrar doreis;

Kinbaku-bi – Beleza tradicional da arte shibari, uma referência ao efeito estético-erótico do shibari;

Matanawa – Termo genérico para qualquer amarração na região púbica;

M-jo - Atualmente no Japão, o termo mais aceito para designar as doreis apenas para “shows” aprsentações para o público japones, ou “modelos”. Muitas doreis referem-se a si próprias como “modelos”;

Momo-shibari – Forma de Shibari no qual a dorei é forçada a ficar com a cabeça encostada no chão, de frente e as nádegas levantadas e as coxas amarradas, posição que permite o acesso à área genital;

Nawashi – Conhecedor, fabricante de cordas. É como são chamados os artistas/Mestres das cordas no shibari.

Sakasa-tsuri – Suspensão invertida a dorei é colocada de cabeça para baixo e o corpo é elevado verticalmente.

Sakurambo - Cereja, amarração para realçar a “cereja”, numa referência a vagina;

Santen tsuri – Suspensão usando o takatekote, e as pernas com a dorei quase sentada no ar;

Sensei – Mestre, Doutor, Professor, aquele que domina a arte, literalmente “aquele que começou antes”.

Shibararetai – O desejo da dorei em submeter-se as amarras;

Shibaritai – O desejo do Mestre, ou Dominador em amarrar uma dorei;

Shibari – “Trabalhar com as cordas ou tecer”; a ação de amarrar doreis;
 
Shinju – “Pêra” uma forma de designar os seios amarrados de forma eufemística, a exemplo de Sakurambo;

Tanuki – Suspensão usando os tornozelos e os pulsos da dorei;

Tsuri – Qualquer suspensão usando cordas, a segunda tortura clássica do período Edo e uma das amarrações preferidas pelos adeptos;

Tsurinawa - Corda usada para a suspensão;

Tomei nawa - Corda de segurança, entre os braços e o torso, impedindo que a corda corra e enforque a dorei;

Ushiro takatekote shibari – Amarração do torso que envolve os braços formando uma espécie de “caixa” na parte superior do tronco. A amarração básica de início de muitas variações.

Yoko tsuri – Suspensão com o corpo da dorei elevado.



Dorei.



28 comentários:

► JOTA ENE ◄ disse...

ººº
Alguns termos não conhecia, por isso venho até aqui, 'beber' do seu conhecimento.

Beijo !!!

Mar... disse...

Oi amada...
Amiga olha...vc acabou de me dar "a aula"...confesso que desconhecia algumas coisas...mas agora estou sabendo tudinho...
Parabéns amada...acho muito 9interessante esse seu blog justamente pq vc sabe trazer até nós a informação de uma maneira simples e meuita esclarecedora...
Aqui eu sempre aprendo muito...
É ótimo estar aqui amada...
Ti adoro viu...
Bom domingo e uma semana maravilhosa para ti...bjs dessa loura que ti adora e é sua fã....

EU SOU NEGUINHA disse...

Lindona...
Fotos lindas...verdadeira arte.
E eu conhecendo detalhes que não sabia;;;
Beijos em ti

Swingers Veronika e Cláudio disse...

Amiga, nunca deixo de vir ver teus posts pq sei que alguma coisa interessante eu vou aprender na certa! Esse glossário é ótimo e algumas palavrinhas que eu já havia visto estão aqui. Mas o que eu mais gostei foi de saber o significado do teu nick! Engraçado que só agora que vi é que me ocorreu que teria, com certeza, algum significado relativo ao BDSM.
Sempre gostei de história - amo principalmente mitologia greco-romana e celta, mas sempre tive uma admiração pela história/arte japonesa. Adorei essa aula, tão objetiva e ao mesmo tempo tão abrangente!
Beijos, minha linda Dorei!!!

Conde Vlad disse...

Você já pensou em escrever um Livro? KKKKKKKKKK O livro de ensinamentos da Dorei? Aí, um bom título. KKKKKKKKKKK Vou te dizer... cê tem um conhecimento absurdo do assunto.

Beijos do Conde.

{Lilith }SR. LUCIUS ∆Ω disse...

Querida como é bom vir aqui aprender... Teus posts sempre acrescentando ao nosso saber, postei seu selinho hoje, que recebi da Loirinha Ksada , desejo-lhe uma maravilhosa semana .Beijos

Bobeou, caiu disse...

Parabéns pelo blog to seguindo, quando puder segue lá também:

http://bobeoucaiu.blogspot.com/

Abração!!

juniorypriscila disse...

Bom dia!!!
Passando para desejar uma ótima semana.
Beijinhos
juniorypriscila@hotmail.com
http://contoseroticosdejuniorypriscila.blogspot.com/

Swingers Veronika e Cláudio disse...

Amiga, tem selinho pra vc!
Beijo, beijo, beijo!!!

Swingers Veronika e Cláudio disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhh... ó eu toda boba, aqui, amiga!!!!!!!!!!!!
Posso ser porra louca, falar um monte de merda, mas sou extremamente emotiva! E esse carinho me deixou com o coraçãozinho pulsando forte, todo feliz, morrendo de vontade de te dar um abraço daqueles bem apertados, que se dá nas pessoas que se gosta demais e pelas quais se tem uma admiração imensa!
Não canso de dizer o quanto sou privilegiada por ter você como amiga. Não só porque aprendo demais com você, mas principalmente porque admiro pessoas providas de inteligência e bom senso. E você, além disso, ainda é de um carinho enorme com as pessoas das quais gosta. Já disse várias vezes e não canso de repetir o quanto foi importante para mim você ter me acolhido em seu blog e em seu coração (sim, eu sei que estou no seu assim como você está no meu, em um cantinho todo especial). Você me incentivou, se mostrou afável, agradável e, em pouco tempo, também amiga. E isso é de uma importância ímpar para mim!
Mais uma vez venho agradecer o carinho que vc me dispensou, não só com esse selinho maravilhoso mas com suas palavras mais maravilhosas ainda!
Obrigada, minha amiga!!! Obrigada de coração!!!
Beijo enorme em vc, linda que adoro!!!

Sятª .Indolência disse...

QUERIDA, INDICO UM SELINHO PRA VC LÁ NO MEU BLOG. AH! POR FAVOR RESPONDA A PERGUNTA, OK? ESTOU ANSIOSA PARA SABER A RESPOSTA! BJUS.

Love disse...

MUITO OBRIGADA....BDSM...NÃO ENTENDO NADA, NEM TODOS QUUEREM AJUDAR NA EXPLICAÇÃO...E SUA OPNIAO É OTIMA...
PARABENS...JA VIREI SUA SEGUIDORA!

VEJA MEU BLOG SE QUISER....BJ GRANDE

Swingers Veronika e Cláudio disse...

Postei meu carinho recebido! Eu queria falar muito mais, mas aí ia virar livro! rsrsrs
Mais uma vez, muito obrigada, minha linda!!!

Deh... disse...

Sabe não conheço nada a respeito desse assunto, o que sei é muito superficial, talvez por não ser praticante, sei lá, mas sempre gostei de me informar sobre tudo e respeito a tudo e a todos, adoro passar por aqui pra ler seus post, sempre esclarecedores, me sinto até "tentada" a conhecer melhor...rsrs. Adoro sua forma de escrever, vc é uma mulher inteligente, adoro isso...pessoas que sabem o que estão fazendo, falando...
Uma linda noite pra vc
Bjsss carinhosos

Mar... disse...

Passando para te dar um cheiro e dizer que ti adoro e te admiro d++++
bjs dessa amiga Mar...

Intimo e Sigiloso disse...

Nossa .. nãop vou mentir para você .. realmente a primeira vista é algo assustador .. mas acredito que quando se compartilha do sejo de fazer com alguém.. se torna algo delicioso.. até me imaginei fazendo isso com uma amiga amiga rs!

Parabéns pelo blog e pela explicação!

Intimo e Sigiloso disse...

rs!
Será legal!

Ai me diz o que achou que eu digo o que achei da minha experiência ..

Bjks e boa tarde para vcs!

Lou Albergaria disse...

Linda Dorei,

Mais um post sensacional! Como aprendemos contigo, Menina! Meu Conde Delícia tá certíssimo: escreva um livro , por favor! Já estou na fila aguardando o dia do lançamento.

SUPER BEIJO!!!

Adoro shibari! Uma arte muito instigante! Ainda experimento isso algum dia...hehehe....

Ana Casada disse...

oi,,tem selinho pra vc lah no blog,,

passa lah,,,

te aguardo..

bjocas

ana casada

mencanta fetish disse...

Parabéns gostoso!
mencanta@hotmail.es

{princess kitty}龍戦士 disse...

Amadissima!!!

Como sempre excelente! Eu admito que não entendo muito do assunto (quem entende é meu Dono), e dessa vez não tenho nada a acrescentar somente te dar os parabéns pelo post tão elucidativo e entrar na fila dos que querem comprar seu livro :D
Eu já conhecia o significado da palavra Dorei, sempre achei lindo o teu nick por isso, a tua paixão pela arte das cordinhas é algo delicioso de se ver e sentir.

Miaubeijos com muito carinho =^.^=

atena de Eros disse...

Olá linda...
Sempre com postagens esclarecedoras teoricamente, muito bom.

O blog foi reaberto, querendo aparecer pra uma visitinha fique à vontade.
http://transformacoesdeatena.blogspot.com

Arigi Kuwanna disse...

Olá Querida Dorei,
Vim retribuir a visita e o carinho, como sempre você nos traz essas valorosas explicações e ensinamentos, admiro muito isso aqui, pois o conhecimento junto ao respeito são fundamentais em qualquer relação.
E acredito que isso valha para tudo na vida.
Bom, Bjinhos, se cuida e tenha uma linda semana.

Luna disse...

shibari é muito lindo! aprecio.

Beijos!

mencanta fetish disse...

as cordas tem uma estética muito sugestivo

Ylied disse...

Ola!!
Gostaria de saber se pode me ajudar!!
Tenho uma namorada que gosta de ser forçada amarrada e arranha na hora do sexo, submissa!!Confesso que nao entendo isso, nao entendo ese prazer, porem sinto um prazer de fazer isso com ela.Gostaria de saber se pode me tirar algumas duvidas sobre BDSM!!???

Cabrito Lunático disse...

Linda,adoro seu blog, sempre que posso dou uma penetradinha para conhecer um pouco mais de seu mundo bdsm, sou completamente leigo mas não estou fechado a novas experiências.
bj gde

Dá uma moral para mim, visite meu blog.
grato

Cabrito Lunático disse...

Novamente penetrando em seu mundo para lhe desejar um ótimo fim de semana.
bj calientes

Seguidores

AVISO:

As imagens contidas neste blog foram tiradas de sites de busca, estando disponíveis livremente na rede, sem fazer referencia aos autores. Entretamto sem o intuito de usar material de terceiros indevidamente, digo que, caso voce seja autor de alguma delas e deseje que a retire, deixe um comentário e a retirarei ou colocarei os devidos créditos se for da tua vontade.

Atenciosamente;
Dorei Fobofílica.