Slides e Links de Todas as postagens

22 maio, 2011

O que é sadomasoquismo?



O que é sadomasoquismo?

   Tenho certeza que cada um teria uma definição diferente a este respeito, as respostas poderiam até se assemelhar em muitos casos, mas não na íntegra.   Contudo quero me ater ao que a ciência diz e que no final das contas, é o que vale para a sociedade como um todo.
Sadismo é em homenagem ao Marques de Sade.
Masoquismo é em homenagem a Leopold von Sacher Masoch.
   Contudo, ainda não se falava da tríade SSC (São Seguro e Consensual).   Nas obras de Marques de Sade falta a inclusão deste conceito.
   Não vou me ater a nenhuma das parafilias, fetiches muito variados e usados entre os adeptos das praticas sadomasoquistas, pois pretendo falar delas em outras postagens, quero ficar apenas no conceito do sadomasoquismo.
   Sadomasoquismo é definido como formas de satisfação sexual vinculadas ao sofrimento, físico ou psíquico, da própria pessoa (masoquismo) ou de outra pessoa (sadismo).   Mas note que se diz formas de satisfação sexual, que para Freud era denominado como perversões sexuais anômalas, já Odd Reiersol abriu para a psiquiatria a nova visão de que se deveria abolir o sadomasoquismo e fetichismo como diagnóstico de anomalia, exceto se não fosse praticado dentro dos seguintes termos: Consensualidade, desde que os praticantes tenham condições de decidir por isto, não sendo crianças ou incapazes; que este não seja o único meio de sentir prazer sexual, mas que o indivíduo tenha prazer nas formas ditas ‘tradicionais’ de se fazer sexo; que as práticas não prejudiquem nenhum dos praticantes física ou psiquicamente ou ponha suas vidas em risco; que não comprometa a vida social e familiar de nenhum dos praticantes e que, sobretudo seja feito apenas com a finalidade de obter prazer sexual, pois qualquer pratica de sadomasoquismo que não tenha isto como objetivo, continua sendo uma doença para o ICD-10 (Classificação Internacional de Doença – versão 10).
   Freud via o masoquismo como sendo o sadismo contra si mesmo ou reversão do sadismo, no intuito de buscar a própria morte, algo a que o indivíduo se condenava por algum desvio de personalidade que ele considerava ainda pior que o sadismo, mas que tudo se trata de perversão sexual.   
   Felizmente esse conceito vem mudando, hoje a psiquiatria se divide em duas visões, a de Freud e a de Reiersol, alguns profissionais ainda conservam a visão de Freud como a correta, entretanto a grande maioria (ao menos na maioria dos países do hemisfério norte) prefere os conceitos de Reiersol, pois a forma como o indivíduo busca prazer sexual, respeitando o que a tríade SSC define muito bem, é apenas uma fantasia, um fetiche, que não sendo ele uma obsessão, é saudável.
   Obviamente que sadomasoquismo é um assunto muito mais profundo do que isto, porém esta é apenas uma definição simples.
   Penso que; de acordo com a definição que a ciência coloca, as praticas sadomasoquistas sem sexo estão de fora do que é São ou Saudável (um dos conceitos da tríade), pois não estão em busca de satisfação sexual, então, esta é minha opinião, mas não somente minha.

Por Dorei.

4 comentários:

Nil Lima da Silva disse...

OLá Dorei,
faz tempo que não passo para dizer um oi, mas ou é falta de tempo, ou a gracinha que o senhor Blogger me pregou, me impedindo acesso a alguns blogs, deixa pra lá.
Admiro muito a sua batalha pra conseguir respeito para você e seus pares, sempre com posts falando de direitos, deveres, e tentando esclarecer ao máximo o sentido das suas práticas sadomasoquistas saudaveis.
É uma batalha gigante tentar conseguir unidade e respeito para atos condenados pela sociedade que não os vê como pratica saudavel...
Eu não consigo nem imaginar o tamanho da missão que você chamou para si, mas tem sempre o meu apoio e respeito.
Um grande abraço Dorei e uma excelente semana que se inicia.

Erótica.plus disse...

Nega linda, tu escreve bem demais mulher!! E essa imagem, hein!! Aff...srsrs. bjs minha doce Dorei. Receba o carinho sincero dessa tua amiga mais que verdadeira. Te adoro.

Mar... disse...

Bom dia amiga...nossa como aprendo com vc...sabes que essa é uma área que eu não domino...sou expert em sensualidade, com formação em Terapia Sexual...e trabalho com consultoria sexual e comportamental com casais e mulheres, e ministro cursos e palestras de sensualidade...então quando venho aqui me delicio com tantas informações interessantes...amiga vc man da muito bem...amo esse jeito simples e direto que vc tem de passar informação e esclarecimento para todos...
Tenha uma semana deliciosa...e estou sempre aqui amada...bjs carinhosos...

mencanta disse...

También me ha gustado mucho este

Seguidores

AVISO:

As imagens contidas neste blog foram tiradas de sites de busca, estando disponíveis livremente na rede, sem fazer referencia aos autores. Entretamto sem o intuito de usar material de terceiros indevidamente, digo que, caso voce seja autor de alguma delas e deseje que a retire, deixe um comentário e a retirarei ou colocarei os devidos créditos se for da tua vontade.

Atenciosamente;
Dorei Fobofílica.